Testemunho de Aida Coelho, 36 anos - Educadora de Infância


O desporto ou atividade física é fundamental, essencial para um estilo de vida saudável, promovendo também o bem-estar.

Ao praticar exercício físico, tenho vindo a alcançar um conjunto de benefícios, não só ao nível físico, como psíquico e social. Ao nível físico, porque me ajudou a combater o excesso de peso e centímetros, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, fortalecendo os meus músculos, os ossos e as articulações. Ao nível psíquico, porque, durante este último ano, elevei a minha auto estima, provocada pela melhoria do meu aspeto físico. Ao nível social, porque com a prática desportiva estabeleci laços de amizade, partilhei sentimentos e alcancei a sensação de pertença a um grupo.

A prática de desporto ou atividade física é crucial, tanto na minha vida pessoal, como até na minha vida profissional. Com a vida dos tempos atuais, é notório, que as crianças praticam cada vez menos atividades físicas do que antigamente. Faz parte da minha função, como educadora de infància, fazer lutar contra a troca da natação, do futebol, da bicicleta, e das converss de roda com os amigos, entre outras, pelas consolas, pela internet e pelo telemóvel. Uma vez que, este tipo de atitudes são cada vez mais frequentes entre nós adultos e entre as crianças. Mas é preciso contrariar esta tendência, porque está comprovado que o exercício físico, através da prática de desporto e de brincadeiras e jogos, promove não só a coordenação motora mas também o desenvolvimento inteletual.

A publicação deste testemunho, foi a convite, do professor Marco Caldelas, com quem trabalho há cerca de um ano, no Centro de Atividades Físicas, no Cube Náutico de Prado. Aproveito desde já, para referir, que o considero um profissional competente, não só pela sua excelente parte técnica, como pela sua parte humana. Ou seja, preocupa-se com o bem estar físico mas não descura a parte emocional dos seus alunos. Está sempre pronto a ajudar!


Parabéns pelo teu trabalho! E muito OBRIGADA!

Relaxe os músculos e jogue: