Testemunho de Céu Ferreira e filhas


Seja qual for a modalidade escolhida, a atividade desportiva é um importante fator para a aproximação entre pais e filhos, independente da idade ou da classe social.

Quando o jovem é introduzido no desporto, os pais são a figura primordial. Para elas o desporto deve estar relacionado com a alegria, com aprender coisas novas, estar com amigos e sentir emoções. Os pais, para os filhos, têm a função de educar, de propiciar atividades saudáveis. E é na prática desportiva que o jovem pode obter o autoconhecimento e novas relações de amizade, assim como servir de fonte de saúde.


Os exemplos não faltam nas atividades desportivas apoiadas pelo Ginásio do Clube Náutico de Prado, por intermédio do professor Marco Caldelas, os pais e filhos descobrem uma forma mais rica de relacionamento.

Eu, Céu Ferreira, descobri o kombat, Total Training e GAP (ginástica localizada) aos 43 anos, mãe de Rogéria de 17 anos e de Ana Clara de 12 anos. Afinal, depois de praticar desporto escolar dos 9 aos 17 anos, parei de treinar e passei a adotar um estilo de vida sedentário por muitos anos. Um dia, em meados de 2013, ao acompanhar a minha filha Rogéria numa sessão oferecida pelo Ginásio do Clube Náutico de Prado, fui desafiada em tom de brincadeira pelo professor Marco, e levei a brincadeira a sério, encarei o desafio e comecei a dedicar-me aos treinos.

Hoje, um ano após o meu retorno às atividades físicas, digo que foi uma das melhores coisas que fiz. O desporto melhorou o meu corpo dando-lhe mais elasticidade e rigidez, acrescentado a disposição, a autoestima e ajuda no relacionamento em casa com a família, e também conto com o apoio incondicional do meu marido, que apoia desporto e o ténis porque é apaixonado e praticante desta modalidade.


Sinto-me orgulhosa em poder defender as cores da Ginásio do Clube Náutico de Prado e mais ainda em poder treinar ao lado das minhas filhas. O professor Marco Caldelas é testemunha da evolução técnica e física apresentada por mim desde que iniciei os treinos, há um ano. Naquela época, muitos pais e mães vinham e acabavam por desistir. Comigo foi diferente. Aceitei o desafio de voltar a praticar desporto e hoje estou aqui, com dedicação e força de vontade, e só falto aos treinos quando a minha presença é rigorosamente impossível.

Como mãe, acho que a prática do desporto promove a integração entre pais e filhos e é saudável em todos os aspetos. Os nossos filhos sabem que os pais estão junto, participando, e isso ajuda muito.

Relaxe os músculos e jogue: